Geologia do petroleo
Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. É uma das ciências da Terra. A geologia foi essencial para determinar a idade da Terra, que se calculou ter cerca de 4.6 mil milhões (br. bilhões) de anos e a desenvolver a teoria que afirma que a litosfera terrestre se encontra fragmentada em várias placas tectônicas e que se deslocam sobre o manto superior fluido e viscoso (astenosfera) de acordo com um conjunto de processos denominado tectônica de placas. O geólogo ajuda a localizar e a gerir os recursos naturais, como o petróleo e o carvão, assim como metais como o ferro, cobre e urânio, por exemplo. Muitos outros materiais possuem interesse econômico: as gemas, bem como muitos minerais com aplicação industrial, como asbesto, pedra pomes, perlita, mica, zeólitos, argilas, quartzo ou elementos como o enxofre e cloro.
A Astrogeologia é o termo usado para designar estudos similares de outros corpos do sistema celeste.
Geologia do petróleo é a aplicação conjugada da ciência e da técnica da geologia, devidamente assistida por outras ciências e técnicas conexas, ao petróleo, tanto no aspectos de prospecção, como no de exploração e uso, bem como nos de estudos e pesquisas sobre a natureza, a origem e as composições particulares dos diversos petróleos.
BACIAS SEDIMENTARES
Bacia sedimentar é uma formação geográfica que possui formato de uma bacia, na qual sedimentos se acumulam provenientes da área que a circunda. Estes sedimentos são soterrados com o tempo e dão origem ao processo chamado de litificação, o qual forma as rochas sedimentares. E importância das bacias sedimentares - As bacias sedimentares são depósitos da história geológica da terra. Em seu interior sedimentos são acumulados. Também pode acumular água, petróleo e outros diversos recursos minerais. A classificação das bacias sedimentares é realizada através de critérios que