Acadêmicos
Em suma, o psicopedagogo é um profissional envolvido com a aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas intervindos neste processo, seja para potencializá-lo ou para amenizar dificuldades, atendendo as necessidades individuais de aprendizagem.
A Psicopedagogia Argentina foi que influenciou a práxis Brasileira, que tem uma história de aproximadamente 30 anos, inicialmente de pesquisa em forma de grupos, que refletiam sobre a prática educacional.
A ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia) teve início através de um grupo de estudos, formados por profissionais preocupados com os problemas de aprendizagem.
Atualmente, a ABPP, busca o reconhecimento da profissão. Conforme divulgado no site da mesma, em 1997, o Deputado Federal Barbosa Neto, atendendo ao pedido de algumas psicopedagogas, criou o Projeto de lei n. 3124/97 que dispõe sobre regulamentação da profissão de Psicopedagogo. Atualmente este P.L. está na Comissão de Constituição e Justiça e de Redação esperando pela sua aprovação. Caso seja aprovado, este P.L. irá para o Senado para a sua apreciação e, depois ser sancionado pela Presidente da República.
PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR
Muitos indivíduos abandonam ou são reprovados num local em que as necessidades de aprendizagem não são atendidas. É neste contexto atual que o Psicopedagogo conquista o espaço. Afinal, a Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo da aprendizagem humana e assim estar resolvendo as dificuldades da mesma, ou mesmo prevenindo-as, visando o interesse