Notas explicativas
A Aplicação da Teoria da Contabilidade na Prática Contábil: Análise da
Prática Contábil na Cidade de Tupaciguara-Mg
1
1
1
Laís Vieira Vilalvo (IC) *, Pâmella Ribeiro Borges (IC) , Priscila Marques Barbosa Sandoval (IC) ,
1
1
Henrique França da Hora (IC) , Silvia Maria Andrade de Faria Nascimento (PQ) .
1
Instituto Luterano de Itumbiara ILES-ULBRA, Goiás
*laisvilalvo@bol.com.br
Palavras Chave: Evolução. Teoria. Contabilidade
Introdução
Desde o período medieval, a contabilidade vem tomando forma crescente, em volume e importância.
De simples registros, percebe-se a contabilidade atualmente com uma ciência que analisa toda a amplitude estática e dinâmica patrimonial.
Consoante ao crescimento da ciência contábil, as exigências profissionais, no que tange a competências e habilidades, também se avoluma.
Tanto que Iudícibus (2010) afirma que as empresas estão investindo cada vez mais nesses profissionais com ampla visão administrativa, pois seu número está cada vez mais escasso, portanto, a remuneração de posições controladoras está cada vez mais valorizada. Ademais, a utilização da teoria contábil acaba por solevar maior importância na própria prática contábil. Nessa perspectiva, essa pesquisa teve como propósito de responder a seguinte problemática: O profissional contábil utiliza a Teoria da Contabilidade nas empresas onde atua?
Partindo disso, o objetivo principal deste estudo é analisar a aplicação da teoria contábil na prática de atuação de profissionais contadores. A justificativa latente centra-se no alcance de níveis de assertividade e profissionalismo superior pela utilização ampla da teoria da contabilidade.
Materiais e Métodos
Foi realizada uma pesquisa de campo em todos os escritórios de contabilidade existentes na cidade de
Tupaciguara,
onde foram utilizados como instrumentos de coleta de dados dois questionários, a saber: um questionário sociodemográfico
adaptado