Nossos clientes
a) Quais são os nossos clientes?
b) O que eles valorizam?
c)Como eles podem acessar nossos produtos/serviços?
Mais ainda: os clientes não mostram grande vontade de aceitar experiências engendradas pelas empresas. Querem, cada vez mais, dar forma às experiências. A única forma de prosperar no longo prazo é perceber de que forma ela pode ser diferente das outras empresas. O empreendimento envolve as “atividades necessárias para criar ou continuar uma empresa onde os mercados ainda não estejam bem estabelecidos ou definidos claramente e/ou em que parte relevante da função de produção não está completamente conhecida ou estabelecida”. O empreendedor reconhece e age em cima das oportunidades do mercado.
Quando uma empresa se adapta à mudança, ela está apenas fazendo o mínimo para sobreviver. Para ter sucesso, precisa se antecipar à transformação, mais rápida do que a mudança.
Podemos afirmar que tudo gira em torno da oportunidade; do empreendedor (sua equipe) e dos recursos necessários para iniciar a empresa. Destes três componentes:
a) o empreendedor e sua equipe são considerados os mais importantes;
b) o segundo componente é a oportunidade. As oportunidades existem devido às constantes mudanças, às incongruências, aos caos, etc.;
c) o terceiro componente é o recurso. Saber quando estes três componentes combinam entre si e quando não, é a chave do êxito empresarial.
Os empreendedores são capazes de diferenciar rapidamente uma idéia de uma oportunidade
Fonte: Empreendedorismo, Inovação, Incubação de Empresas e a Lei de Inovação
De : Emanuel