Nosso lar - o filme
Atividade Cultural – Filme
Título – Nosso Lar (Brasil, 2010) direção de Wagner de Assis
Esse filme, a mais cara produção nacional, ao custo de 20 milhões de Reais, joga um grande foco de luz sobre o Espiritismo e seus princípios.
Baseado na obra homônima de Chico Xavier, o mesmo teria psicografado um ditado do espírito conhecido por André Luiz, que muitos espíritas supõem ser o médico sanitarista Carlos Chagas, morto em 1934, o filme conta a “saga” do espírito do médico após “desencarnar”, ou seja morrer dentre os vivos, sua passagem pelo “Umbral”, que nada mais é que uma espécie de purgatório, local onde as almas passam um período até que se arrependam de seus pecados e possam aí sim, ir, pelas mãos de outras almas, que já estão em um plano mais elevado, ao Nosso Lar.
Nosso Lar é uma cidade etérea, pairando sobre outras cidades terrenas, local de muita paz e onde as almas preparam-se para uma elevação ou, segundo o Espiritismo, para reencarnar, retornando assim para a vida terrena. Ainda segundo a visão Espírita, todas as almas devem e vão reencarnar, até que estejam preparadas para sua elevação e depois usufruir da vida eterna.
A história contada é sobre um homem, que desde cedo entrega-se aos prazeres mundanos, abusando das bebidas, do cigarro, do sexo sem medidas, ou seja, fazendo com que o corpo material sofresse muito. Esse sofrimento é entendido como um suicídio, tal qual ele é tratado no Umbral, ou seja, por não ter levado uma vida mais regrada, judiando mesmo de si e dos entes (esposa e filhos) até sua morte, ele foi visto como suicida pelo período que passou arrependendo-se de seus atos no Umbral. Somente quando teve humildade para reconhecer que havia errado, e muito, foi quando o espírito pode ascender ao plano espiritual do Nosso Lar.
Porém, no momento que fraquejou, deixando o ódio invadir seus pensamentos, vendo que sua família continuara a viver, inclusive com sua esposa, que estava viúva recompor sua