Nos processos de tomada de decis es nas empresas
Nos processos de tomada de decisões nas empresas, observa-se cada vez mais a utilização das ferramentas gerenciais do custeio variável em busca de soluções eficientes. É comum a análise da relação custo/volume/lucro com vistas a auferir margem de contribuição suficiente para cobrir todos os custos e despesas da empresa.
A competitividade cada vez mais acirrada no mundo dos negócios tem conduzido os gestores na busca por soluções acertadas que possibilitem otimizar os resultados melhorando a obtenção de lucros. Quando a concorrência é grande, preços competitivos é uma boa maneira de atrair e cativar clientes. Entretanto, não se podem deixar de lado alguns aspectos, como cumprimento dos prazos de entrega, garantia do produto, satisfação do cliente, entre outros, que no conjunto fidelizam o cliente.
O setor agrícola tem se deparado com um rápido aumento nos custos dos insumos o que ocasiona a redução na rentabilidade do negócio. Uma análise crítica dos custos envolvidos e a definição das prioridades para minimizá-los, sem que isso afete a produtividade das culturas, é uma forma de se evitar a perda da rentabilidade. O sistema mecanizado agrícola, conjunto de equipamentos, máquinas e implementos que realizam os processos de implantação, condução e retirada das culturas comerciais, pode ser considerado como um ponto estratégico para se atuar na redução dos custos pois ele pode representar, dependendo da cultura, de 20 a 40% dos custos de produção.
Nesse contexto, desenvolve-se maneiras de converter motores a diesel para Etanol, visando economia e maior produtividade, tendo empresas como a Scania interessadas no desenvolvimento desses motores, como vemos a seguir:
"A Scania sabe do interesse do setor em ter um motor diesel-etanol e continua trabalhando para desenvolvê-lo", disse Emílio Paulo Fontanello, engenheiro de vendas da Scania. Richardson Gouveia, da Case IH, revelou que "estamos em tratativas com um de nossos fornecedores de motores (Scania ou