Normatização ISO
1. O que é ISO?
ISO (Organização Internacional de Normalização) é o maior desenvolvedor do mundo de normas voluntárias internacionais. Ajudando na especificação de produtos, serviços e na praticidade, deixando a indústria mais eficiente e eficaz. Desenvolvida através de consenso global, onde ajuda a quebrar as barreiras do comercio internacional.
2. O nome ISO
ISO é derivado do grego isos, que significa igual. Seja qual for o país, qualquer que seja a linguagem, a forma abreviada do nome é sempre ISO.
3. Quem são?
São uma rede de representantes nacionais de normalização. Estes representantes nacionais de normalização compõem a associação ISO e representam a ISO em seu país.
4. O que fazem?
A ISO desenvolve normas internacionais. O grupo foi fundado em 1947, e desde então publicou mais de 19.500 normas internacionais que abrangem quase todos os aspectos da tecnologia e de negócios. Da segurança alimentar para computadores e agricultura aos cuidados de saúde.
5. História da ISO
A história da ISO começou em 1946, quando delegados de 25 países reuniram-se no Instituto de Engenheiros Civis em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional "para facilitar a coordenação e unificação dos padrões industriais internacional". Em fevereiro de 1947, a nova organização, ISO, oficialmente iniciou suas operações com a existência de 67 comissões técnicas (grupos de especialistas com foco em um assunto específico).
Hoje temos membros de 164 países e 3 368 organismos técnicos para cuidar do desenvolvimento padrão. Mais de 150 pessoas trabalham em tempo integral para a Secretaria Central da ISO, em Genebra, Suíça.
6. Membros da ISO
É uma rede de representantes nacionais de normalização. Estes representantes compõem a associação ISO e representam a ISO em seu país.
Há três categorias de membros. Cada um possui um nível diferente de acesso e influência sobre o sistema ISO.
Membros representantes influenciam o