Normatização, iso 14.001
RESUMO
O presente estudo visa apresentar alguns aspectos sobre a normalização e a sua fundamental importância em um ambiente globalizado e cada vez mais competitivo, tornando-se imprescindível para o fornecimento de produtos e serviços de qualidade que não ofereçam riscos à sociedade como um todo. Falaremos também sobre a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que, no Brasil, é a responsável pela normalização. Desde sua criação, em 1940, ela tem obtido eminente relevância no cenário internacional, como resultado de sua intensa participação nos fóruns de normalizações internacionais. Abordaremos também os aspectos principais da norma de Certificação Ambiental ISO 14.001, que confere temas em voga para o atual cenário como proteção ambiental, prevenção da poluição, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
Diante da globalização e dos avanços da tecnologia da informação e comunicação, se reduz cada vez mais as fronteiras existentes, sendo de fundamental importância a normalização. Mas o que vem a ser normalização?
“É uma atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto” ¹. Dessa forma, através da padronização busca-se o melhoramento da performance. Essa normalização pode acontecer em cinco níveis de abrangência: • No nível Organizacional: é um procedimento espontâneo, totalmente voluntário por parte da empresa que busca melhorar seus resultados e alcançar excelência, possuindo em sua estrutura interna, um ou mais comitês de normalização - dependendo do porte da empresa. • No nível da Associação: quando um conjunto de empresas se une e cria uma associação, como é o exemplo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos - ABRINQ , que possui o Instituto Brasileiro de Qualificação e Certificação - IQB que, por sua vez, tem