Segurança do trabalho
Nesta área da norma são expostos todos os requisitos que a empresa deve seguir para implantar e manter o sistema de gestão ambiental. Ela está dividida da seguinte forma:
- Aspectos gerais; - Política ambiental; - Planejamento; -Implementação e operação; -Verificação e ação corretiva; -Análise crítica pela direção; -Anexos.
NORMA INTERNACIONAL:
No estudo da ISO 14.001, podem-se observar algumas etapas a serem seguidas dentro do Sistema de Gestão Ambiental, como: estabelecimento de uma política ambiental adequada à sua realidade, planejamento, implementação e operação, ações preventivas e corretivas, auditoria e revisão gerencial para assegurar que a política ambiental seja cumprida e adequada, ter capacidade técnica para se adaptar às mudanças que o mercado exige. Após apresentar o pedido de certificação e considerando que ela é concedida, o percurso da gestão ambiental não termina. Anualmente, realizam-se auditorias de acompanhamento, para efeito de manutenção da certificação, e auditorias de renovação, feitas de três em três anos. É de interesse da entidade certificada garantir a conformidade com determinados padrões de gestão dos sistemas ambientais, que ajudam a criar práticas mais sólidas de proteção ambiental e garantir a sua continuidade.
A ISO 14001 tem como foco a proteção ao meio ambiente e a prevenção da poluição equilibrada com as necessidades sócio-econômicas do mundo atual.
BENEFÍCIOS (VANTAGENS) DA GESTÃO AMBIENTAL:
Maior satisfação dos clientes: o consumidor esclarecido hoje valoriza, muito mais, as empresas e produtos que demonstrem bom desempenho ambiental.
Melhoria da imagem da empresa, junto aos clientes, governo, comunidade, vizinhos, ONGs e mídia.
Conquista de novos mercados: a preocupação ambiental é um fator de competitividade, facilitando a expansão em novos mercados e a empresa que souber explorar bem esse aspecto conseguirá cativar novos