Normatização e controle de qualidade
A normatização de produtos e serviços, juntamente com o controle de qualidade tem grande importância tanto na qualidade final dos produtos quanto na segurança que a normatização e o controle de qualidade proporcionam, sendo essenciais e indispensáveis para a produção em grande ou pequena escala. Assim neste trabalho veremos como, por quem são feitas essas normas e inspeções de qualidade e algumas regras usadas para que um produto esteja de acordo com os padrões.
Normatização
Normatização é a atividade que estabelece um conjunto de práticas e normas destinadas à utilização comum e repetitiva por todas as empresas, visando otimizar um dado contexto.
A normatização traz diversos requisitos e obrigações que uma empresa deve atender para ser considerada dentro de um padrão aceitável de mercado. No entanto uma empresa que atende a todas essas exigências acaba se valendo de uma série de benefícios que contribuem para o seu desenvolvimento e as tornam melhores ou mais confiáveis que outras empresas não praticantes dessas normas.
São muitas as vantagens da normatização para a empresa e para o consumidor, ente elas pode se citar:
• Economia - reduz custos com procedimentos desnecessários;
• Comunicação - proporciona meios eficientes na troca de informação, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços de uma empresa;
• Segurança - protege a vida e a saúde de seres humanos;
• Proteção ao Consumidor - provê meios eficazes para verificar a qualidade dos produtos e serviços passados ao consumidor;
• Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais - facilita o intercâmbio comercial dos produtos e serviços.
Dessa maneira a normatização se torna fundamental nesse mercado cada vez mais competitivo exigindo a melhor qualidade