Normas
Apesar do avanço cientifico e tecnológico, ainda há situações em que o homem é obrigado a enfrentar condições desfavoráveisem seu ambiente de trabalho, expondo-se ao risco de contrair doenças ou sofrer lesões, muitas vezes por falta de conhecimento ou informações, já que os “inimigos” nem sempre são visiveis a olho nu.
É possivel avaliar a importância desse assunto, tomando como base o fato de que o homem passa, em média, pelo menos um terço de sua vida adulta no local de trabalho.
Os métodos de conservação do material bibliográficosão considerados de controle peventivo e apresentam resultadps ao longo do tempo, como a durabilidade e vida útil do material e, como consequência da informação.A higienização do acervo é um dos métodos vitais para este fim.
Durante a realização da tarefa de higienização, ocorreram diversas manifestações alérgicas como rinites, irritações oculares, problemas respiratórios e infecções, que despertaram a preocupação em dirimir os fatores prejudiciais à saúde dos trabalhadores.
A saúde do funcionário è imprescindivel para a instituição e ela pode ser preservada com o uso correto dos equipamentos de proteção .
Um dos maiores desafios aos profissionais de bibliotecas, centros de documentação, arquivos, colecionadores e restauradores è a conservação preventiva de suas obras, com a intenção de estender a vida útil de documentos e essa pode ser feita através de higienização, desinfecção, encadernação e restauração.
Diversos fatores de risco afetam a saúde do trabalhador no desenvolvimento de suas tarefas diárias agredindo-o de diferentes modos, de maneiras sutis, quase imperceptiveis. Esses fatores perigosos não podem ser ignorados.
Geralmente, os profissionais que atuam diretamente nos