Norma culta X Norma padrão
Avaliação parcial 3 Norma culta X Norma padrão
Educação brasileira: uma crise que há solução
A partir da leitura do texto de Terra e da charge de Maurício Ricardo, pode-se relacionar a questão de adequação e adaptação dos educadores para tentar atenuar os graves problemas de educação do país. O fato da professora, na charge, se expressar na fala similar dos seus alunos é uma tentativa de dialogar com a sala, e passar as informações e conhecimentos, mas com o uso de uma fala que é diferente do que se espera em uma sala de aula.
Por se tratar de uma fala daqueles que são,muitas vezes, negligenciados pelo Estado e uma parte da sociedade, esse modo de falar é descriminado, por não se adequar ao que se denomina norma padrão e culta. A tentativa desesperadora e paliativa da professora revela a falta de estrutura e o descaso com o sistema educacional brasileiro por meio dos órgãos competentes.
A precariedade da qualidade do ensino nas escolas públicas no Brasil é algo alarmante, Darcy Ribeiro afirmava que “a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto.” Mesmo com alguns questionamentos que devem ser feitos ao MST, deve-se parabenizar pela a sua causa e as suas ações, e uma delas foi a de erradicar o analfabetismo das suas crianças com suas escolas feitas de barrcas de lona preta e a construção de uma Universidade. Já o Brasil, com uma das maiores cargas tributárias do mundo, não consegue erradicar o analfabetismo, e tem apenas 8% da sua população com uma graduação.
Fica nítido, portanto, que a questão abordada evidencia um grave problema da nação brasileira. Se o indivíduo, sociedade, governo e mídia contribuissem para melhorar a educação nos seus vários níveis,talvez teríamos uma população capaz de usar a norma padrão adequadamente, mesmo usando no seu cotidiano o modo de falar que melhor enquadra cada habitante.