Logística
Oportunidades
Nuno Fouto, professor do Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração) acrescenta que as oportunidades para o profissional de logística estão em diversas áreas como produção, exportação, importação e integração, por conta do tamanho do Brasil.
Danilo Chamas / Fotomontagem iG sobre SXC/Flickr CC
De acordo com informações do BNDES, os aportes no setor industrial em logística somarão R$ 330 bilhões até 2014
“Podemos citar as empresas ligadas a chamada grande distribuição, ou seja, bens e serviços para o consumidor final; as empresas ligadas ao desenvolvimento ou operação de projetos de infraestrutura de energia e de transportes; organizações complexas com grande variedade de processos e elevado grau de especificidade, como hospitais e hotéis; grandes integradoras, como a indústria automobilística e aeronáutica; empresas concessionárias de serviços públicos; e consultorias para todas as empresas citadas anteriormente”, exemplifica.
A alta demanda por esses profissionais também é refletida nos altos salários da área. De acordo com o Guia Salarial 2011-2012 da Robert Half, empresa de recrutamento, o salário de um diretor de logística com mais de 15 anos de experiência em uma grande empresa chega a R$ 60 mil.
Qualificação
Para atuar de maneira eficiente na área, Fouto aconselha os profissionais a fazerem especialização em logística e distribuição, além de terem uma boa graduação.
“Por exemplo, para o correto alinhamento da cadeia de suprimentos é preciso entender a cultura das empresas; habilidades em negociação e relações contratuais também são importantes. O profissional de logística e distribuição não pode sentir-se muito desconfortável com análises quantitativas, mas não precisa ter feito sua graduação em Exatas”, comenta Fouto.
Jogo de cintura
“Ter um panorama completo do planejamento do produto, materiais, produção e distribuição são atributos dessa nova visão integrada