Nordeste Brasileiro
Sertão: O clima é semi-árido e vegetação é a caatinga. Chega a quase sua totalidade no interior nordestino, mas nos estados ceará e Rio Grande do Norte alcança o litoral.
Agreste: transição entre o sertão e a zona da mata, é a menor sub-região do Nordeste. Vai do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia.
Zona da Mata: Suas características são chuvas abundantes. É a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da região Nordeste. Localiza-se no leste da região e vai do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. A região faz divisa ao norte e leste com o oceano Atlântico, ao sul com Minas Gerais e Espírito Santo e a oeste com o Pará, Tocantins e Goiás. www.estadosecaptaisdobrasil.com Relevo da Região Nordeste
O relevo da região Nordeste possui dois grandes planaltos: Borborema e bacia do rio Parnaíba. Possui também chapadas como a chapada Diamantina, na Bahia, onde encontramos o pico mais alto da região, o pico do Barbado com 2.033 metros de altitude. www.estadosecaptaisdobrasil.com Clima da Região Nordeste
A Região Nordeste é conhecida por seus dias sempre ensolarados e clima ameno, mantém temperatura média entre 20° e 28° C. Em áreas localizadas acima de 200m e no litoral oriental a média é de 24° a 26°C. Existem alguns locais da região em que as temperaturas médias chegam a ser inferiores a 20°C, que são na Chapada Diamantina e no Planalto da Borborema. O índice de precipitação anual varia entre 300 à 2.000mm. O município de Cabaceiras na Paraíba, tem média de menos de 300mm de precipitação por ano, sendo considerada por conta disso a cidade mais seca do Brasil. Existem quatro tipos de clima na Região Nordeste:
• Equatorial úmido: presente em uma pequena parte do Maranhão, na divisa com o Piauí;
• Litorâneo úmido: vai do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte;
• Tropical: está presente nos