Nordeste Brasileiro
O nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados totalizando nove, que são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.
Como o nordeste foi o berço da colonização do país pela mistura das culturas, portuguesa, indígena e africana, iniciada ainda no século XVI, temos grande influência nos pratos com rica culinária regionalizada, que é quase impossível de ser generalizada em um território marcado por diferenças tão grandes.
De um lado, um litoral exuberante, repleto de maravilhas naturais e paisagens de tirar o fôlego. De outro, o agreste, a seca, o chão rachado e a fome. Essa é a região Nordeste do Brasil, uma terra de contrastes que acabam sendo refletidos na gastronomia e no dia-a-dia da alimentação de seus habitantes.
Porem da variedade, não é difícil identificar elementos comuns entre as diferentes culinárias.
Basicamente, aqueles que estão mais perto do litoral criaram pratos à base de peixes e frutos do mar - encontrados em abundância na região. Já o sertão se sustenta graças às carnes do boi e do bode e da farinha de mandioca, complemento de praticamente todos os habitantes da região.
Nesse cenário, alguns Estados se destacam - caso da Bahia que recebeu uma grande influência dos escravos africanos e dos ingredientes que já eram conhecidos pelos imigrantes desde a África.
Cozinha Nordestina do Litoral
As águas do Oceano Atlântico banham todo o Nordeste. O maior litoral é o da Bahia, que também é o maior Estado. O Piauí é o menos favorecido, com apenas uma pequena faixa de litoral que contrasta com o seu sertão.
Os principais ingredientes são os vegetais, os peixes, em especial o robalo, a tainha e o cação. Os frutos do mar também são bastante apreciados na região, sendo que o camarão é encontrado em todo o