nordeste brasileiro
ZONA DA MATA
A zona da mata ocupa a área litorânea,entre o rio grande do norte e a bahia.Em relação aos aspectos naturais,essa área não é homogênea e apresenta diversidades internas.Entre os vales de rios,as áreas elevadas,onde há solos com certo grau de areia,aparece uma vegetação com características de cerrado denominada localmente de tabuleiro.
Desde o inicio a colonização,a área de Mata Atlântica foi devastada e ocpada.Primeiro pela extração do pau-brasil e,depois,pela produção,principalmente de cana-de-açucar.Nessa sub-região nordestina estão localizadas as capitais de seis estados,que se destacam pelas atividades industriais,de serviço,de turismo e pela exploração de petróleo.
2244256top
AGRESTE
O agreste constitui uma região de transição entre a zona da mata e o sertão.Afinal,nas áreas mais elevadas,onde as temperaturas são mais baixas e a umidade mais alta,destaca-se mata;nas áreas mais secas,a vegetação da caatinga.Nas áreas elevadas e úmidas,também são encontrados os brejos,que apresntam características da Zona da Mata.
A ocupação do agreste se caracteriza por atividades de policultura,com destaque para algodão,feijão,milho e mandioca,especialmente nas áreas mais úmidas,e para a pecuária ovina,nas áreas mais secas.
SERTÃO
Dentre as regiões nordestinas,o sertão ocupa maior área.Não se deve confundir essa sub-região com o polígono das secas,regionalização política e de planejamento que inclui o sertão e parte do agreste.
O sertão se caracteriza pelo clima seco,com regime de chuvas dividido em duas estações:a chuvosa,entre os meses de verão e de outono,e outra seca,que se estende pelos meses de inverno e primavera.No sertão há uma diversidade de vegetação decorrente de fatores específicos como a altitude e a umidade.
A organização espacial da região do sertão e início com a pecuária extensiva.Atualmente,nas margens dos maiores rios da região,observa-se o ingresso de capital nacional e internacioal na