Nonmarket
Introdução á ADM
THIAGO ALATI YOSHIOKA
1. Cuidado com o “nonmarket”.
1) Nonmarket é o termo que aborda todas as questões de caráter social, político que se relacionam com as organizações privadas.
2) Nonmarket afeta o cotidiano e os resultados das empresas.
3) Empresas que enxergam o nonmarket percebem o impacto que podem causar.
4) Estratégias do nonmarket.
5) Ambiente Não Mercado.
NonMarket é o termo que os pesquisadores David Bach e David Bruce Allen cunharam para todas as questões de caráter Social, Político e Ambiental que se relacionam com as organizações privadas. Ou seja, o que muitos acreditam ser um universo à parte é, na verdade, uma rede complexa de ramificações que afetam o cotidiano e os resultados das empresas. É interessante refletir sobre isso. As empresas que conseguem enxergar um pouco mais adiante já perceberam que elas podem causar impacto além das tradicionais fronteiras “Acionista-Fornecedor-Cliente”. Diante deste fato busca-se, inicialmente, entender como elas estão inseridas dentro das comunidades e qual é a função que a sociedade espera que elas desempenhem. Diante disso é preciso traçar as estratégias pertinentes para que a organização possa, de fato, contribuir com o seu ambiente. Empresas líderes de mercado estão optando deliberadamente pela gestão além do mercado, empregando estratégias nonmarket desenhadas para criar oportunidades de negócio em seu ambiente social e político. Seu investimento em estratégia não mercadológica é impulsionado por quatro fatores, todos eles ligados à globalização:
1. Múltiplas audiências. Muitas empresas compram e vendem para países de todo o mundo e devem, portanto, se movimentar simultaneamente em muitos ambientes não mercado distintos, que em geral se caracterizam por valores sociais e políticos conflitantes. Um bom exemplo é o Yahoo, que passou ao governo chinês arquivos de e-mail de um dissidente