Sistemas de informação
Entender os diversos significados de Sistemas de Informação atualmente, é fundamental para os agentes gestores da empresas, instituições, organizações empresariais.
Capital intelectual, valor de mercado da organização tem como principal elemento, suas bases de conhecimentos e conteúdos organizados.
Fundamentos organizacionais:
Abrangências técnicas, administrativas, organizacionais, recursos humanos e tecnológicas
Processos de mudanças comportamentais e na forma de gerenciamento, isso acarreta novas formas de pensar, organizar e planejar as ações sobre as organizações da informação.
SI: novos paradigmas, desafios e fronteiras.
Elementos básicos:
Dados: forma básica ou primária, parte menos significativa da informação, considerando o conhecimento que se tem sobre esse dado.
Conhecimento: técnicas, regras, diretrizes conhecidas para manipular, selecionar e organizar os dados, de forma a serem úteis.
Informação : é um conjunto dos dados conhecidos, organizados de uma forma ou técnicas de conhecimento, que transformam e passam a ter um valor correspondente ou relacionado, conforme sua aplicação, deforma automatizada ou não.
A entrada dos dados, sua organização, processamento e apresentação, ou saída dos dados, podem ser feitos de forma manual ou automatizada, ou seja, com o uso de um computador.
Componentes do Sistema:
Entradas
Processamento
Saídas
Sistemas de Informação: conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que possibilitam a entrada de dados de forma organizada e conhecida, processando, transformando, armazenando as informações, permitindo posteriormente sua disponibilidade, tornando acessível os dados e informações através de mecanismos de saída, e que possam dispor de meios avaliativos (feedback).
Meio Ambiente: . Problemas econômicos, políticos e sociais . Legislações, regulamentos, regras . Mercado competitivo . Inovações tecnológicas . Mudanças