Nomenclatura dos acidos
Share on orkut Share on twitter Share on facebook Share on email More Sharing Services 11
Nomenclatura dos ácidos
Os ácidos podem ser classificados, segundo a presença ou não de oxigênio, em “hidrácidos” (sem oxigênio) e “oxiácidos” (com oxigênio).
Exemplos de hidrácitos: HCl, HF, H2S.
Exemplos de oxiácidos: H2SO4, HNO3.
• Nomenclatura:
Você já deve estar pensando: “Puts, lá vem esses nomes difíceis que eu nunca consigo decorar”. Pois é... mas nome é algo muito importante, e não tem jeito, você vai ter que conhecer pelo menos os principais.
Na realidade, os nomes dos compostos, em si, não são difíceis, pois há regrinhas muito fáceis que te ajudam a chegar a eles. O problema é que essas regrinhas dependem de que você saiba o nome do ânion presente no ácido. Neste caso não tem como fugir, você precisa saber o nome e fórmula dos principais ânions (ah, mas nem são muitos, os mais usados são sempre os mesmos!).
Bom, vamos começar pelo mais simples, a nomenclatura dos hidrácidos. Para dar nome a um hidrácido basta seguir o seginte critério:
ÁCIDO + NOME DO ELEMENTO + ÍDRICO
Exemplos:
HF – ácido fluorídrico HCl – ácido clorídrico
HBr – ácido bromídrico HI – ácido iodídrico
H2Se – ácido selenídrico H2Te – ácido telenídrico Os oxiácidos são um pouquinho mais difíceis de lembrar. Isso porque sua nomenclatura vai depender do nome do ânion formado na ionização do ácido. Por exemplo, vamos descobrir o nome do ácido HClO3. Primeiro veremos que ânion forma na ionização deste ácido:
O nome do ânion ClO3- é clorato. Como você vai saber isso? Bom, aí não tem jeito, como já dissemos, você terá que memorizar o nome, pelo menos, dos principais ânions (mais abaixo há uma tabela com alguns deles).
Agora que você já sabe