Entrevista
ninive666
Com maestria, o diretor(a) é um líder da equipe conciliando o trabalho pedagógico com o administrativo. Fale-nos um pouco sobre...
Basicamente, nosso trabalho na direção escolar, está embasado em três pilares: o administrador escolar, o pedagógico e o sociocomunitário. Como é muito difícil ter todas essas características, o importante é saber equilibrá-las, com colaboradores que tenham talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.
Como a senhor(a) vê o comprometimento dos profissionais da educação?
Ainda que seja a passos lentos, é evidente que o profissional da área de educação tem despertado para a importância da educação continuada, pois, sendo qualificado, ele estará apto a promover as mudanças necessárias na educação em nosso país. Como diz o ditado popular, "só quem tem paixão de aprender tem paixão de ensinar".
A escola particular tem perdido muitos alunos para a pública. Como vê essa situação?
O educador verdadeiro pensa a educação como um todo e vislumbra uma educação de qualidade independente do seu órgão mantenedor, seja público ou privado. Podemos observar que depois de vários anos o cenário da escola pública sinaliza mudanças efetivas, pois o investimento na capacitação do professor é uma realidade, os recursos têm de fato chegado às escolas e isto está trazendo resultados positivos, embora ainda exista um longo caminho a percorrer.
Como a senhor(a) encara o fato da maioria dos estudantes das faculdades públicas serem provenientes de escolas particulares?
Investir na qualidade do ensino, na capacitação do professor e na remuneração do docente seriam medidas que certamente iriam colocar os alunos em condições de igualdade para competir a uma vaga na faculdade