No O De Moral
Moral é um conjunto de condutas e normas aceites numa sociedade, que são vistas como «boas», mais especificamente é o conjunto de regras adquiridas, através da cultura, da educação, da tradição e do quotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.
A moral é: autônoma pois é imposta pela consciência ao homem. Unilateral: por dizer respeito apenas ao indivíduo. Incoercível: o dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência. As regras definidas pela moral definem o modo de agir das pessoas. Está relacionada com a moralidade e com os bons costumes, associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência de cada individuo, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas. A moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade, no local de trabalho, local público ou por determinado grupo social.
A moral diferencia-se da ética no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada indivíduo no seu meio, mas no entanto, ambas buscam o bem-estar social.
http://www.significados.com.br/moral/ acedido a 30 de Abril de 2015
Moral e Valores
O conceito de valor está vinculado à noção de preferência ou de seleção, juízos ou apreciações que os indivíduos, individualmente ou em coletivo fazem sobre variadas situações. Os valores assumidos em coletividade vão orientar as normas de comportamento que os indivíduos devem respeitar, sendo que as suas ações devem estar de acordo com o que é esperado por eles. É então assim que podemos falar do certo e errado; do justo e injusto. A