Nivelamento geométrico
Topografia – Ano Lectivo 2010/2011
2º Ano – 2º Semestre
Relatório do Trabalho de Campo
Discentes:
Rui Eduardo Fernandes Coelho, n.º 58630 - Turno P3
Mariana Leite Azevedo, n.º 58581 - Turno P3
André Crispim Costa Campos, n.º 46306 - Turno P3
Projecto Final nº14 – Trabalho de campo O Trabalho de Campo é constituído por duas partes – Parte 1 e Parte 2.
Parte 1
Objectivos
Na primeira parte do trabalho foi realizado um levantamento trigonométrico de uma pequena parcela do jardim da Universidade do Minho – Campus de Azurém, que está representada na figura 1 (em anexo), em que o fundamental objectivo é representar na planta, à escala 1:500 (figura 1-anexo), os pontos cotados e a planta de curvas de nível (E = 0,5m), à escala 1:500 (figura 2-anexo).
Material utilizado * Estação total * Reflector – 2.50 metros * Taqueómetro
Dados * Ponto A (corresponde ao primeiro degrau das escadas) que se situa a 105,30 metros da superfície de referência; * Estacionamento que tem por base a cota do ponto A.
Procedimento Utilizado
No trabalho de campo efectuamos um levantamento trigonométrico de uma pequena parcela de jardim da Universidade do Minho próxima da entrada principal (terreno indicado na figura 1-anexo). Utilizamos um taqueómetro à cota do ponto A – 105,30 metros para visarmos o maior número de pontos possível de maneira a facilitar a realização da planta dos pontos cotados e o traçado das curvas de nível. Assim, foram visados ao todo 9 pontos.
Sabendo a cota do ponto A focámos com o taqueómetro esse ponto onde se encontrava o reflector e procedemos à leitura dos dados fornecidos pelo aparelho: os ângulos azimutal e zenital (em grados); a distância horizontal (em metros) e o desnível – ∆H que foram, apontados na caderneta para o levantamento com estação total (Quadro 1). Este procedimento foi repetido para todos os 9 pontos. Através desta caderneta fizeram-se todos os cálculos