Nivelamento Geometrico
Este trabalho constitui de uma apresentação sobre o nivelamento geométrico e o nivelamento trigonométrico abordado pela matéria de topografia II , ministrada pela professora Carolina, do curso de Engenharia Civil.
OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho é demonstrar duas formas de levantamento geodésico, o levantamento geométrico e o levantamento trigonométrico.
Os objetivos específicos a serem alcançados, são:
- Determinar o desnível entre dois pontos materializados no terreno;
- Comparar os resultados do nivelamentos geométrico com o nivelamento trigonométrico;
DESENVOLVIMENTO:
O nivelamento geométrico consiste na medida da diferença de nível entre pontos do terreno, por modos de leituras correspondentes às visadas horizontais , obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos. São efetuadas visadas horizontais dirigidas a miras (ré e vante) graduadas e verticais, que ocupam os pontos a serem nivelados. No nivelamento geométrico utiliza-se o nível, o qual ocupa uma posição central e eqüidistante entre as duas miras. Quando são necessários vários lances, como no caso em estudo, a mira de ré no lance atual deverá ser movida para a posição de vante no lance seguinte e assim por diante.
O nivelamento trigonométrico consiste na medida da diferença de nível entre pontos do terreno, mas no caso em estudo, com apenas duas visadas. O principal equipamento utilizado neste modo de nivelamento é o teodolito, entre outros. Na primeira visada, instalou-se o equipamento no nível inferior do terreno e a mira no nível superior, coletando, assim, os dados. Após esse procedimento, fizemos uma inversão, o equipamento passou a ocupar o nível superior do terreno e a mira, passou a ocupar o nível inferior do mesmo, coletando, também, os dados obtidos. Uma observação que deve ser feita é sobre o procedimento do contra-nivelamento, que consiste em um procedimento na direção contrária, voltando-se do ponto final até o ponto