Nivelamento geométrico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
NIVELAMENTO GEOMÉTRICO
Cruz das Almas
Junho da 2010
1.0 INTRODUÇÃO
O nivelamento trigonométrico com estação total é uma técnica que tem sua aplicação revigorada em situações que até pouco tempo atrás, por razões de precisão, somente poderia ser atendida com o uso do nivelamento geométrico. A NBR 13.133 inclui este tipo de nivelamento em uma única classe e estabelece tolerâncias muito altas, que limita sua especificação. Neste trabalho avaliou-se a precisão do nivelamento trigonométrico usando estações totais de baixa e média precisão, comparando as diferenças de níveis obtidos por nivelamento geométrico. Na avaliação foram consideradas as influências de alguns fatores na propagação dos erros: a obtenção da altura do instrumento, os efeitos atmosférico, o posicionamento e altura dos alvos, a precisão dos equipamentos e as distâncias de visadas. Os resultados possibilitaram definir as distâncias máximas de visada nas condições avaliadas, em que alcança a tolerância do nivelamento geométrico.
2.0 OBJETIVO
A precisão do nivelamento trigonométrico é influenciada, em maior ou menor grau, pelos seguintes fatores: Refração da atmosfera; Medição da altura da estação e do alvo; Estabilidade posicional do alvo; Precisão dos instrumentos utilizados. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer a distância máxima de visada em que o nivelamento trigonométrico com estação total de baixa e média precisão atinja tolerância compatível com o nivelamento geométrico, considerando os fatores descritos.
3.0 MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizado foi um teodolito, e com ele feito todas as medições como ré e vante. Para avaliação da distância máxima de visada definiu-se uma