Nivelamento geométrico
Altimetria é a parte da topografia que se ocupa com as determinações das Distâncias Verticais ou Diferenças de Nível. E a determinação da cota e/ou altitudes de um ponto, que podem ser definidas como: Cota a distância medida ao longo da vertical de um ponto até um plano de referência qualquer. E altitude: distância vertical de um ponto à superfície média dos mares. É pois, trabalho fundamental em engenharia na medida que diversos projetos tais como os de irrigação, construção de barragens, entre outros utilizam essas informações. A determinação das diferenças de nível é feita através de uma operação topográfica denominada Nivelamento que são as operações que se executam em uma determinada região, nas quais colhe-se dados com o objetivo de determinas a diferença de nível de um ponto da superfície em relação ao outro e ainda transportar cotas ou altitudes de um ponto de referência (RN) para os pontos nivelados.
São três os tipos de nivelamento, com precisões que variam de milímetros a centímetros e que cuja aplicação dependerá da finalidade do trabalho. São eles:
. Nivelamento Geométrico: é o mais exato dos nivelamentos realizado através de visadas horizontais na mira com um instrumento chamado nível.
. Nivelamento Trigonométrico: realizados com teodolitos com visadas de qualquer inclinação. É mais rápido que o geométrico, contudo é menos preciso.
. Nivelamento Barométrico: baseado na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. Tem pouca precisão, dispensa visibilidade entre os pontos a serem nivelados e utiliza aneroides para determinação da pressão atmosférica no campo.
1- Objetivos
1.1- Objetivo Geral:
O presente trabalho tem como objetivo determinar o perfil topográfico da área, através dos dados coletados em aula prática no dia vinte cinco de março do corrente ano.
1.2- Objetivos Específicos:
. Determinar as diferenças de nível;
. Determinar as distâncias horizontais;
. Fazer o transporte das cotas;
. Determinar o