Eutanasia
-Gelain, Ivo. Deondologia e enfermagem, 1998.
-EUTANÁSIA: O direito de matar e morrercom dignidade (google acadêmico 2007).
-No Brasil a eutanásia é considerada como sendo homicídio. (www.ufrgs.br)
- Angerami, Valdemar Augusto. A Ética na Saúde, 1997. EUTANÁSIA NO MUNDO
O Estado americano do Oregon tinha, há alguns meses atrás, a única lei nomundo que permitia explicitamente a um médico prescrever drogas letais comvista a terminar a vida do paciente.
Na Holanda, a eutanásia é muito praticada há muitos anos, mas só há algum tempo foi legalizada, através de uma lei que entrou em vigor em 2002.
Os Países Baixos se tornaram o primeiro país a legalizar aprática de eutanásia. Segundo a nova legislação, médico e pacientedeveriam estar de acordo com a impossibilidade de tratamento eficaz eouvir uma segunda opinião profissional sobre o caso. Mesmo após amorte do paciente, uma equipe médica avaliaria a decisão e teriaautonomia para, se necessário, acionar criminalmente o médicoresponsável.
Eutanásia em alguns países:
A) Espanha: a Espanha foi um dos primeiros países a discutir a questão da regulamentação da eutanásia. Por influência de um famoso penalista espanhol, foiestudada a proposta de dar status de “homicídio piedoso” à eutanásia, ou seja,proporcionar a descaracterização do delito impedindo a punição do agente, desdeque o mesmo tenha bons antecedentes.As outras condições seriam as de haver motivo de piedade no ato e súplicareiterada da vítima para a sua realização.Na Espanha, a eutanásia e o suicídio assistido constituem-se crimes.Auxiliar uma pessoa que deseja se suicidar pode ter uma pena de seis meses aseis anos de prisão.Há um caso, o de Ramón Sampedro, que solicitou à justiça espanhola,durante cinco anos, o direito de morrer, devido ao fato de ser ele tetraplégico amais de 20 anos. Este caso teve desfecho em 1998, onde este senhor foiauxiliado por algumas pessoas a morrer, caracterizando uma eutanásiavoluntária, apesar de toda a