Nivel de vida
Tenho assistido recentemente à emigração de amigos para outros paises europeus, nomeadamente Inglaterra e Holanda.
Os motivos da emigração prendem-se principalmente com motivos financeiros e consequentemente de qualidade de vida.
Estou a falar de pessoas de cerca de 30 anos já com empregos estáveis e remunerados acima da média, com formação superior, que tem na sua maioria uma casa, um carro e um filho.
Nestas circunstâncias e com os encargos que daí advém, sentiram necessidade de emigar, mesmo aceitando trabalhar em cargos de menor responsabilidade que exerciam cá, e admitindo até ter de encarar algum tipo de discriminação pelo facto de serem emigrantes.
Eu questiono-me se valerá mesmo a pena, embora todos me digam que lá ganham
3 vezes mais, e que o custo de vida para os bens essenciais nao é maior que cá, no entanto afirmam que as rendas de casa, vestuário e restaurantes são mais caros.
As viagens para o estrangeiro a partir de lá são mais baratas que cá.
Afirmam também que têm muito mais apoios do estado e que não existe a tendência para explorar as pessoas com trabalho adicional nao remunerado e horários alargados sob pressão, sempre com um cheirinho de ameaça de ter de enfrentar uma possivel perda de emprego caso não se cumpram esses requisitos. Aliás, segundo consta, o reconhecimento profissional é várias vezes superior ao de cá.
Mas adiante...
Cá assisto diariamente a pessoas extremamente válidas a serem exploradas, assisto à hipocrisia dos mais poderosos que aproveitam a tão falada 'crise' para mascararem o seu cenário de riqueza que por sinal cresce cada vez mais e assisto a um governo a carregar os portugueses de impostos, que até consigo compreender dado o estado aparente das coisas, mas que não se traduzem em nada porque existe demasiada corrupção e gestão danosa levando a que não tenham capacidade real para tomar uma medida que seja sem que haja influência privada no meio, com as consequentes