os niveis de organização da vida
Moléculas são o menor nível de organização na hierarquia da vida
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Os biólogos utilizam a hierarquia da vida, um sistema de organização e classificação, para discriminar todos os fatores bióticos (vivos) e abióticos (não-vivos) dentro de discretas categorias. Essas categorias fornecem uma maneira para compreender a relação entre sistemas e processos ecológicos e biológicos. Estudantes de biologia podem se beneficiar do estudo da hierarquia da vida porque ele provê uma estrutura conceitual onde novos conhecimentos podem ser integrados e compreendidos.
Biosfera
No estudo da biosfera, você investiga o mais alto nível de organização na hierarquia da vida. Os cientistas que pesquisam a biosfera examinam a relação entre fatores bióticos e abióticos que impactam o planeta inteiro, focando em processos biogeoquímicos, como a fotossíntese, o ciclo do carbono e o ciclo do nitrogênio.
Ecossistemas
Um ecossistema é o segundo nível de organização. Os cientistas definem as fronteiras dos ecossistemas de maneira diferente, no entanto, um pequeno lago também é considerado um ecossistema. Um fator unificador é que todos os ecossistemas incluem processos biológicos através dos quais a energia é utilizada e a matéria é cíclica. Um exemplo básico de ecossistemas seria um lago onde a alga obtém energia através da fotossíntese, os pequenos peixes obtêm energia se alimentando da alga e os grandes peixes, se alimentando dos pequenos. A energia é consumida, mas a matéria, como os nutrientes, volta para a alga em forma de excreção e decomposição.
Comunidades
O terceiro nível de organização na hierarquia da vida é a comunidade. São grupos de espécies que vivem juntos em um ecossistema próprio. Os cientistas que estudam as comunidades investigam como as interações entre as espécies dentro delas afetam tanto espécies individuais como uma comunidade inteira. Um exemplo seria uma