tutoria fnde
ESTUDO DE CASO- SR. VIRGÍLIO
ANGELO LUIZ COLESEL
Imbituva
2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
ESTUDO DE CASO- SR. VIRGÍLIO
Trabalho final apresentado pelo aluno, Angelo Luiz Colesel como requisito parcial para conclusão do Curso de Tutoria no âmbito do programa Formação pela Escola
ANGELO LUIZ COLESEL
Imbituva
2014
INTRODUÇÃO
No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Essa modalidade é regulada pelo Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005; pelo Decreto nº 5.773, de maio de 2006; pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007; e pela Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Segundo este embasamento legal, Educação à distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
A tecnologia e informação tornaram-se as bases para configurar um novo modelo de sociedade que vive o fenômeno da globalização, caracterizado pelo rompimento de fronteiras de tempo e de espaço, o que contribui para modificações de hábitos, de comportamentos e de valores individuais e coletivos.
A revolução tecnológica traz implicações não apenas no comportamento das pessoas, mas em especial, no conhecimento, na aprendizagem e nos meios de comunicação. Um novo cenário se re-configura, repercutindo diretamente sobre os processos de aprender e de ensinar com as tecnologias tanto nas instituições de ensino presencial, quanto nas que o oferecem na modalidade a distância.
Não se pode negar que a educação a distância se tornou um grande filão para os investidores da área de produção de softwares e equipamentos