Nivel de serviço
Nível de Serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços são gerenciados. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento dos pedidos. Ele é o fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem aos clientes para assegurar sua fidelidade. O nível do serviço logístico está associado ao custo de prover esses serviços, o planejamento da movimentação de bens e serviços deve iniciar-se com as necessidades de desempenho dos clientes no atendimento de seus pedidos.
O produto oferecido por qualquer empresa pode ser razoavelmente descritos pelas características de preço, qualidade e serviço. Compradores selecionam fornecedores baseados numa combinação dessas características para satisfazer suas necessidades. Vendedores inteligentes criam diferentes combinações dessas três características básicas para atrair classes diferentes de compradores ou segmentos de mercado. Serviço oferecido representa grande número de fatores individuais, muitos dos quais estão sob controle do logístico. Estes fatores foram classificados de acordo com sua relação com a TRANSAÇÃO DO PRODUTO, ELEMENTO DE PRÉ-TRANSAÇÃO, TRANSAÇÃO E PÓS-TRANSAÇÃO.
ELEMENTOS DE PRÉ-TRANSAÇÃO: Estabelecem um ambiente para bom nível de serviço. Proporcionam por escrito uma política para o nível de serviço, tais como quando mercadorias devem ser entregues após a colocação de um pedido, procedimentos para tratar devoluções ou faltas e métodos de despacho, deixando claro aos clientes o que eles podem esperar do serviço oferecido.
ELEMENTOS DE TRANSAÇÃO: Aqueles diretamente evolvidos nos resultados obtidos com a entrega do produto ao cliente. Ajustar níveis de estoque, selecionar modos de transporte e determinar procedimentos para processamento de pedidos são exemplos de elementos de transação do nível de serviço.
ELEMENTOS DE PÓS-TRANSAÇÃO: Representam a gama de serviços necessários para apoiar o produto no campo, para proteger