Niveis de Avaliação
Existem três níveis de avaliação postulados pelo governo: a avaliação realizada em sala de aula, (aprendizagem), a avaliação interna a escola e sob seu controle (institucional) e avaliação de responsabilidade do poder público (sistemas).
Avaliação da Aprendizagem Avaliação realizada em sala de aula que tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento do aluno em sala. Existem três tipos de avaliação;
Diagnóstica: Realizada no início do processo de ensino aprendizagem. Essa avaliação permite ao professor verificar os conhecimentos prévios do aluno.
Formativa: Ocorre durante o curso, analisa o processo de ensino aprendizagem de cada aluno, identifica dificuldades e orienta professor e aluno.
Somativa: Realiza-se no final do processo de ensino aprendizagem, verificando o nível que o aluno alcançou por meio de notas e permite fazer uma classificação dos alunos ao final do curso. Os meios mais conhecidos de avaliação são: textes padronizados, provas, atividades avaliativas, questões orais, perguntas anexadas ao texto, feedbaak, entre outros.O processo de avaliação não deve contemplar apenas o aluno, mas sim o sistema como um todo, deve ocorrer ao logo de todo o processo de ensino.
Avaliação Institucional São avaliados currículos e programas tendo em vista a avaliação da instituição. A avaliação institucional possibilita a reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição. Este procedimento colabora com a reestruturação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, visando melhorias em cada um desses pilares fundamentais. Dividi-se em duas dimensões: uma interna – auto avaliação – feita em todos os órgãos da instituição, pelos professores e estudantes. Outra externa – que envolve a participação da comunidade, dos órgãos do governo e de membros da sociedade civil.
Avaliação de Sistemas Avaliação em larga em escala e