Niveis da linguagem visual
Maria Daniela Rosário de Alcântara
Wladimir Capelo Magalhães
Anatomia da mensagem visual ©
Núcleo de Comunicação Visual
Universidade de Fortaleza
Cursos de Comunicação Social e Arqutetura e Urbanismo
Representacional
Se aproxima do realismo fotográfico, a imagem é muito semelhante ao objeto real. A imagem ao lado é a de um olho de uma determinada modelo em uma determinada condição de luz. Esta especificidade da imagem pode ser útil em mensagens onde se deseja transmitir fidelidade do tema tratado, entretanto a empatia do observador diminui.
Abstrata
Uma simplificação da realidade. O processo de retirada dos detalhes realistas leva a imagem a se tornar menos específica, o que pode ser interessante para mensagens que desejam empatia do observador, ou seja, se reconhecermos esta imagem como “olho” podemos imaginar que pode ser o olho de qualquer um, inclusive o nosso. A abrangência e síntese de significado da imagens abstratas são qualidades importantes para publicidade.
Simbólica
Estas imagens tem de ser lidas, exigem conhecimento prévio sobre a convenção de seu significado. A palavra “olho” só pode ser associada ao conceito de “olho” se conhecemos o sistema de códigos visuais da língua portuguesa escrita.
Imagens simbólicas não precisam apresentar semelhança visual com o seu significado, ou seja, a palavra olho não precisa parecer com algum tipo de olho.
Processo de
metamorfose la da imagem
representaciona
abstrata.
Imagem representacional, porém, em processo de abstração,
perdidas e o alto contraste simplificou algumas formas.
A ação deliberada de usar filtros digitais tornará a imagem já que as cores foram
cada vez mais abstrata, ou seja cada vez mais visualmente próxima aos elementos
básicos (ponto, linha e plano).
Imagem abstrata, porém se relacionarmos com a imagem
reconhecer
de um olho poderemos alguns aspectos de um olho humano