linguagem de programaçao
Através do estudo deste trabalho o leitor irá absorver conhecimentos sobre o que é uma linguagem de programação e a história da evolução das várias linguagens.
Também terá uma apresentação das principais linguagens utilizadas pelos programadores, com explicações sobre elas e parte de sua história.
O principal tema que será abordado nesse trabalho é a defesa da utilização da linguagem de programação Visual Basic.
O leitor verá as principais características dessa linguagem, argumentos a favor dela e a sua evolução ao longo da história dos microcomputadores.
Também será apresentada a presença da Microsoft na história do VB.
1. LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Imaginamos um computador como uma maquina que realiza cálculos muito mais rapidamente que a mente humana, mas para isso devemos informar ao computador que deve ser calculado e a maneira como o mesmo executará dada ação. Assim, a função das linguagens de programação seria a de estabelecer uma “ponte” entre o computador e o ser humano.
Existem dois tipos de linguagens de programação: as de baixo nível e as de alto nível. O computador interpreta todos os comandos em forma de números: base binária (1 ou 0, sendo um valor verdadeiro e 0 valor nulo/falso). As linguagens de baixo nível são interpretadas de maneira direta pelo computador, tendo um resultado rápido, porém é muito complicado e incômodo se trabalhar com elas. As linguagens Assembly e binárias são exemplos de linguagens de baixo nível.
Já as linguagens de alto nível são mais fáceis de trabalhar e de entender, as tarefas são representadas por palavras de ordem (exemplo faça, imprima, etc), as quais estão geralmente na língua inglesa.Este tipo de linguagem foi feita assim para facilitar a memorização e a lógica. Em oposição às linguagens de baixo nível, as de alto nível não são interpretadas diretamente pelo computador, necessitando, assim de um compilador que passam elas para a linguagem binária para serem