fichamento do livro sintaxe da linguagem visual
RESUMO:
O livro de Donis A. Dondis proporciona uma análise das artes envolvidas na comunicação visual e oferece um breve resumo sobre os aspectos que a rodeiam. A autora faz uma abordagem sobre a gestalt, semiótica, teoria da cor, entre outros, utilizando diversos exemplos a fim de proporcionar compreensão ao leitor. Com a leitura desse livro é possível a percepção dos elementos constitutivos das artes para chegar a construção da compreensão da linguagem visual.
CITAÇÕES:
“O número de questões levantadas por esta única pergunta: ‘Quantos de nós vêem?’, nos dá a chave da complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual.” (p. 05)
“Para os que vêem, o processo requer pouca energia; os mecanismos fisiológicos são automáticos no sistema nervoso do homem. [...] Tudo parece muito natural e simples, sugerindo que não há necessidade de desenvolver nossa capacidade de ver e de visualizar, e que basta aceita-la como uma função natural.” (p. 06)
“Ver é uma experiência direta, e a utilização de dados visuais para transmitir informações representa a máxima aproximação que podemos obter com relação à verdadeira natureza da realidade.” (p. 07)
“A diferença mais citada entre o utilitário e o puramente artístico é o grau de motivação que leva à produção do belo. Esse é o domínio da estética, da indagação sobre a natureza da percepção sensorial, da experiência do belo e, talvez da mera beleza artística.” (p. 08)
“A concepção contemporânea das artes visuais avançou para além da mera polaridade entre as artes ‘belas’ e as ‘aplicadas’, e passou a abordar questões relativas à expressão subjetiva e à função objetiva, tendendo, mais uma vez, à associação da interpretação individual com a expressão criadora como pertencente às ‘belas-artes’, e à resposta à finalidade e ao uso como pertencente ao âmbito das ‘artes aplicadas’.” (p. 10)
“É comum que um artista ou um escultor tenha