nivea
A história da NIVEA começou com a descoberta revolucionária do Eucerit, o primeiro agente emoliente que possibilitou criar, pela primeira vez, uma emulsão estável desse tipo.
A primeira borracha adesiva, iniciou o desenvolvimento de um creme para pele baseado nessa emulsão, em intensa cooperação com o químico Isaac Lifschütz e o dermatologista Paul Gerson Unna.
Isolado pelo Dr. Isaac Lifschütz, depois de décadas de intensa pesquisa, esse agente emoliente era baseado na cera retirada da lã de ovelha, e permitia que óleo e água fossem misturados e permanecessem juntos.
Antes dessa descoberta, os cosméticos eram baseados em gorduras animais e vegetais e se decompunham rapidamente. Reconhecendo o grande potencial cosmético desse desenvolvimento, Lifschütz o chamou de Eucerit, “a cera da beleza”.
Batizado como NIVEA foi introduzido no mercado em 1911, apresentado em uma caixa amarela, redonda e metálica, decorada com flores em estilo art nouveau, caracterizada por formas entrelaçadas e ornamentais encontradas na natureza.
O slogan de lançamento que acompanhava o novo produto era “To preserve its beauty, its health and the freshness of its youth” (algo como “Para preservar a beleza, saúde e a frescura da juventude”).
Já em 1914, a empresa vendia seus produtos em 34 países ao redor do mundo e 42% de suas vendas vinham do exterior. Em 1919 a variedade dos produtos NIVEA foi expandida com o lançamento do primeiro sabonete.
Um dos primeiros cartazes, criado em 1922 por Anna Lünemann, mostrava a linha de produtos que incluía um pó, uma bisnaga de creme e o sabonete. Foi neste mesmo ano que o primeiro produto NIVEA especificamente para homens foi desenvolvido: o NIVEA shaving soap, precursor da espuma e gel de barbear.
Juntamente com o NIVEA Creme como um tratamento após-barba representou a primeira linha de cuidados para os homens da empresa, que ampliou assim seu público alvo consumidor.
A Primeira Guerra Mundial havia