Vinte mil léguas submarinas - Júlio Verne
É então, que o francês professor Pierre Aronnax, na companhia de seu criado Conseil e o arpoador canadense Ned Land, parte em uma expedição para a captura do suposto monstro.
Quando o encontram, o terrível animal derruba o barco, e eles caem no mar. Logo, Aronnax percebe que o monstro que eles estavam capturando, é na verdade, um engenho capaz de nadar debaixo da água, movido à energia elétrica, o Nautilus, cujo capitão, é um homem afastado da sociedade, chamado Nemo.
Juntos, vivem uma grande aventura pelos oceanos e mares do mundo. No final do Livro, o professor Aronnax calcula terem viajado desde o ponto de partida, nos mares do Japão, vinte mil léguas submarinas.
Vinte mil léguas submarinas é um livro emocionante, simples de entender, com narrativa dinâmica, mesclada com diálogos, algumas vezes com toques de humor. Ao longo do livro, apresentam-se vocabulários, algumas vezes para dar significados às palavras de difícil compreensão, e outras para dar sentido aos objetos ou situações.
Em algumas partes, faz referência a contos e mitos da antiguidade, como a cidade alagada de Atlântida, e outras, a lugares reais, dando verdadeiras aulas de geografia, além de especificações sobre história e ciências que são excelentes para aumentar nosso conhecimento.
Apesar de o final da história ser menos elaborado do que seu desenvolvimento, o livro é uma bastante envolvente e vale a pena a leitura.