Nitrato e Nitrito em beterraba
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Alunos: RA:
Ingrid Marques de Aquino 146482
Melina Pinheiro Conscetta 147432
Lucas Pinheiro da Silva 147045 Separação e determinação de nitrato e nitrito em vegetais por eletroforese capilar de zona (CZE)
Objetivos
Determinação de nitrato em nitrito em amostras de beterraba por eletroforese
4
capilar com detecção condutométrica sem contato (C
D).
Parte experimental
O eletrólito de corrida e as amostras de beterraba foram preparados de acordo com a apostila, exceto pela diluição das amostras, foi preciso utilizála sem a diluição para que as áreas dos picos de nitrito e nitrato ficassem próximas a pontos das curvas.
As curvas analíticas foram feitas com cinco pontos: 50,100,150,200 e 250 ᵬmolL, sendo a variação de concentração do nitrato inversa a do nitrito. As soluções foram preparadas em balão volumétrico de 50ml a partir da diluição das soluções padrão a 0,01 mol/L.
A préanálise foi realizada de acordo com a apostila. Resultados e discussão Principio da tecnica e funcionamento do sistema A eletroforese é uma técnica que se baseia nas velocidades de migração diferenciais de espécies carregadas em um campo elétrico cc para a separação de compostos. Em eletroforese capilar, as separações ocorrem em um tubo capilar preenchido com um tampão. No caso da eletroforese capilar de zona (realizada nesta prática), a composição do tampão é constante ao longo da região de separação. O campo elétrico aplicado faz com que cada um dos diferentes componentes iônicos da mistura migrem de acordo com a sua
mobilidade e se separem em zonas que podem ser completamente resolvidas ou que podem estar parcialmente sobrepostas.
As regiões completamente resolvidas
apresentam