Ninfomania e satiríase
NINFOMANIA: Vem da combinação de 2 palavras de origem grega: mania-significando loucura ou frenesi; ninfo-noiva, donzela.
SATIRÍASE: Vem do grego,sátiros-eram espíritos da natureza, famosos por sua beleza e sexualidade exacerbada.
HISTÓRICO Algumas pessoas acreditam que sejam homens (satiríase) e mulheres (ninfomania) hipersexuados ou obcecados por sexo; ou ainda que tenham vício sexual. Nos séculos anteriores, dentro de um contexto social, político, onde as mulheres eram proibidas de sentir desejos sexuais ou qualquer intercurso sexual, masturbação, e até aquelas que sonhavam com o sexo, eram consideradas ninfomaníacas em desenvolvimento (doença orgânica). Depois, tornou-se um distúrbio psicológico. Quando diagnosticados, o tratamento era feito com aplicações de agentes cáusticos e uso de sangrias. Acreditava-se que uma doença nos órgãos genitais, causava uma reação em outros órgãos do corpo, especialmente no cérebro. Assim, os homens e mulheres diagnosticados eram tratados e não “curados”, eram internados em hospitais psiquiátricos e, devidos ao seu comportamento “impróprio”, eram mesmo vistos como doentes.
NOVOS ASPECTOS Nas primeiras décadas do século XX, houve uma grande revolução contra os padrões a respeito da sexualidade. O sexo passou a ser compreendido como uma força propulsora, não apenas no corpo, mas também na psiquê, tendo ênfase muito maior na exploração e expressão sexual. O comportamento sexual pode ser reflexo de um aspecto hereditário, médico, cultural e pessoal. A ninfomania e a satiríase são hipersexualidade, apetite sexual excessivo. É uma disfunção sexual. Trata-se de um tipo de adicção, com sintomas compulsivos, obsessivos e impulsivos, e seu tratamento é similar ao de outros vícios. Para sabermos se a atividade sexual seria normal ou patológica, teríamos que fazer uma análise qualitativa e quantitativa.
CARACTERÍSTICAS Só é classificado como