Modelo de exercício etnografico
Junho 2012.1
Fabiana Santana
Naiara Ramos
Viviane Peixoto
Odacir de Jesus
VISITA DE CAMPO
Trabalho apresentado à faculdade Dom Pedro Segundo, Salvador-Bahia, como parte dos requisitos parciais das avaliações da disciplina Antropologia, sob orientação da profa. Josinete Leal.
Salvador – Ba.
Junho 2012.1
VISITA DE CAMPO
Estudantes do curso de Serviço Social da Faculdade Dom Pedro II realizaram dia 09/06/2012 uma visita de campo na cidade de Santo Amaro-BA onde juntamente com alguns professores tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho das marisqueiras de Acupe. Foi um momento propicio para apreciar a culinária local , mas o que realmente chama atenção é a forma de trabalho e sobrevivência das mulheres que fazem parte deste grupo e sustentam suas famílias com a renda dos mariscos.
A atividade de mariscar requer muito trabalho e cuidados, porém as marisqueiras conseguem mesmo com as dificuldades obter o único sustento da sua família inclusive algumas já são consideradas como “chefes de família”. Apesar do trabalho árduo as mulheres já encaram com naturalidade.
É importante a percepção dos fatos quando se tem a oportunidade de poder vivenciar de perto um trabalho pouco valorizado de pessoas carentes. A culinária é sim bastante atrativa como representa a figura, mas não podemos esquecer que existe uma desvalorização do trabalho realizado inclusive por parte do Estado, sendo assim essas mulheres se submetem as condições precárias e acabam sendo exploradas.
REFERÊNCIAS
COSTA, Cristina. Sociologia. Introdução à ciência da sociedade. Moderna, 2005.
MARCONI, Mariana de A; PRESOTTO, Zélia M. N. Antropologia: uma