Compulsão Sexual - Criatividade
Faculdade de Administração
PROPOSIÇÃO DE UMA SOLUÇÃO CRIATIVA: VÍCIO EM SEXO (COMPULSÃO SEXUAL)
SÃO PAULO
2013
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
O vício ou compulsão sexual é caracterizado por um nível elevado de desejo e atividade sexual, de forma que o viciado é significativamente prejudicado em suas atividades diárias e relacionamentos afetivos. Também é chamado de Ninfomania, quando em mulheres, e Satiríase, em homens, além de Hipersexualidade e Desejo Sexual Hiperativo (DSH). Trata-se de um tipo de vício com sintomas compulsivos, obsessivos e impulsivos. É importante ressaltar que há uma enorme diferença entre ser compulsivo e gostar muito de sexo, haja vista que este transtorno está intimamente relacionado à ansiedade e, em vários casos, a outros transtornos obsessivos compulsivos. Quem sofre desse problema tem dificuldade de pensar e se concentrar em coisas que não estejam relacionadas a sexo.
Acredita-se também que em alguns casos há um distúrbio químico nos viciados, isso faz com que no momento do clímax seja liberado um nível mais elevado de endorfina e encefalina, que ao chegar ao centro de excitação do cérebro cria uma sensação quatro vezes mais forte do que o liberado pela heroína.
Esse transtorno, que normalmente se manifesta a partir dos 30 anos, atinge 5% da população mundial e, em 95% dos casos, em homens. No entanto a dificuldade dos viciados em assumir o problema por questões sexuais e morais indica que a freqüência do distúrbio é muito maior do que a aferida pela estatística.
Seu diagnóstico pode ser feito por psicólogos e psiquiatras, e existem várias propostas médicas para isso, a mais aceita pelos médicos é:
1. A existência de fantasias sexuais recorrentes e intensas que causam desconforto e comprometem a área social, ocupacional dentre outras áreas importantes.
2. Período mínimo de seis meses.
3. Os sintomas não se devem aos efeitos fisiológicos de uma