Esquizofrenia e Bipolaridade
FICHAMENTO VÍDEOS: ESQUIZOFRENIA, DEPRESSÃO E BIPOLARIDADE – SER SAUDÁVEL
GISELE CRISTINA DE SOUZA FERREIRA
Prof.: Kelly Faria Simões
Niterói – RJ
Março/2014
O presente trabalho referencia temas pertinentes a temas de saúde psíquica e/ou falta dela, como a Esquizofrenia e a Depressão/ Bipolaridade. São vídeos elaborados pelo Ser Saudável com a participação de pessoas que convivem e lidam com essas psicopatologias, familiares e profissionais da área da saúde ou estudiosos da área.
ESQUIZOFRENIA
Leonardo (esquizofrênico) relata sua vida desde o início da Esquizofrenia e de sua vida. Surto durante o período de trabalho, diferente do que era seu normal, conduta mais particular. Assume-se como especial. Não sabia o que era no início . Marília (mãe) – expõe sua preocupação diária; Suzana (T.O.), Juracy (presidente da Associação)
Psiquiatras e pesquisadores: Drs. Livia, Henrique, Rodrigo, Diogo
Psicose termo usado para o desligamento da realidade por alucinações ou delírios, com pensamentos bizarros ou percepções estranhas. Surgimento na adolescência.
Mudanças de comportamento. Diagnóstico: perceber coisas novas.
Durante a alucinações áreas cerebrais ativadas: audição, linguagem, memória e córtex associativo. O cérebro reconhece as informações, mas o paciente não as reconhece como dele.
Característica: aumento exagerado da Dopamina (neurotransmissor que determina a importância que se dá as coisas, percepção e dança) causa a supervalorização de pensamento pouco prováveis, delírios e alucinações.
Sintomas: isolamento, hábitos estranhos, perder o contato com a realidade, alucinações auditivas e delírios persecutórios, agitação, aumento da violência e hostilidade – acontecem durante os surtos e/ou crises psicóticos, não consegue construir claramente o que quer e expressar-se (embaralhamento de palavras), catatonia.
Diagnóstico: a partir da observação clínica e