Apresenta O1 Educacao Fisica
Admem 106
ALUNAS: AMANDA BORGES DOS SANTOS
AMARANTE
DANIELLE PASOLD
PAOLA CRISTINA SILVA DOS SANTOS HAMANN
O que é distúrbio bipolar? É uma condição com sintomas de mania e depressão, muitas vezes em uma mesma janela de tempo. As duas são opostas: a primeira é um período de humor sempre elevado, expansivo ou irritadiço. Com muita energia. A segunda tem humor e energia abaixo do normal. O distúrbio era relacionado a família da depressão, e quem sofria era diagnosticado como maníaco-depressivo. Hoje é visto como uma ponte entre a esquizofrenia e a depressão, e é considerado uma classe própria de distúrbio. É bem diferente de altos e baixos normais que sentimos, ele é sério, pode destruir relacionamentos, ter performance ruim no trabalho levar a suicídio.
O que causa distúrbio bipolar ?
Os dois tipos de distúrbio têm influência genética. Parentes de pessoas diagnosticadas têm em média dez vezes mais chances de desenvolvê-lo, e há evidências de que a esquizofrenia e distúrbio bipolar compartilhem a mesma origem genética. A bipolaridade é mais comum em países desenvolvidos (1,4% da população) do que em subdesenvolvidos (0,7%) e também entre aqueles divorciados e enviuvados. É mais provável que ocorra no final da adolescência e começo da vida adulta, ou no final da vida.
Sintomas de distúrbio bipolar DPB causa mudanças bruscas de humor, entre o alto (High) onde a pessoa se sente confiante, com a sensação de invencibilidade, poder, felicidade suprema e/ou irritabilidade, o que a faz mudar de maneira rápida ou não para a tristeza e a falta de esperança e novamente a traz para o alto geralmente com períodos de normalidade entre as fases. Os períodos de altos e baixos são chamados de episódios de mania e depressão.
Sinais e sintomas de mania incluem:
Aumento de energia para produtividade sem descanso;
Extrema irritabilidade;
Falar muito, pensar muito rápido, julgamento pobre;
Distração, pouco sono , pensamentos fictícios