18 DE MAIO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO SERVIÇO SOCIAL
RELATÓRIO
GOIANINHA/RN
2015
Delma Maria Galvão de Souza
RA: 431763
Maria Isabelle S. do Nascimento
RA: 431765
Raquel Galvão de Souza
RA: 443091
Sabrina Felix da Silva
RA: 434298
RELATÓRIO
Relatório apresentado ao Pólo-Anhanguera contendo informações levantadas sobre o TEMA: 18 DE MAIO- DIA NASCIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
GOIANINHA/RN
2015
Diga NÃO ao abuso e a exploração sexual contra a criança e adolescente.
Autor Desconhecido.
INÍCIO DE CONVERSA...
Araceli Cabrera Sánchez Crespo foi uma criança brasileira assassinada violentamente em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de extrema violência e abuso sexual. Os autores do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados, mesmo com fortes evidências de que este não foi o primeiro crime da dupla. Posteriormente, a data da morte de Araceli foi transformada no “Dia N1’acional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” pelo Congresso Nacional. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, ocorrências absurdas como essa ainda repercutem.
A ideia de se celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes surgiu em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do ECPAT no Brasil. O ECPAT é uma organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes, surgida na Tailândia. Assim sendo, a então deputada federal capixaba Rita Camata, atuando como presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente da Câmara dos Deputados, propôs um projeto de lei estabelecendo o dia da morte de Araceli como Dia Nacional de