Sindrome de Down
Gabrieli Paterno
Prof.ª Rosemari Morastoni de Lima
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0793) – Prática Módulo II
28/11/13
RESUMO
O presente trabalho nos traz o tema sobre a síndrome de Down uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais ao par 21, também conhecida como trissomia 21. Ao desenvolver este trabalho também falaremos um pouco sobre alguns tipos de síndrome de Down, abordaremos também sobre a inclusão destas crianças na escola e ainda sobre o preconceito em relação a esta síndrome.
Palavra-chave: Síndrome de Down. Inclusão. Preconceito.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar que a síndrome de Down não é doença apenas uma alteração genética que acontece nos cromossomos do par 21 existe três tipos de síndrome de Down a mais comum e a trissomia 21, também a translocação e a mosaico que é a mais rara de todas. Criança com síndrome de Down tem traços semelhantes e estão mais expostos a doenças, mas apresentam personalidade e características diferentes uma das outras são pessoas únicas. Alem disso elas tem mais em comum com o resto das pessoas do que diferenças, crianças com síndrome de Down são capazes de aprender com qualquer outra criança mais em ritmo mais lento, é muito importante que crianças com síndrome de Down interajam umas com as outras e freqüentem ensino regular.
Crianças e jovem com síndrome de Down ainda sofrem muito preconceito muitas pessoas ainda tem em mente a síndrome de Down de 20 anos atrás.
2 O QUE É SINDROME DE DOWN?
A síndrome de Down e causada por um problema de desenvolvimento com o material genético de um dos pais que resulta em um número anormal de cópias dos cromossomos 21 no feto em desenvolvimento. A síndrome é a alteração genética mais comum que existe, de todos os bebês que nascem com algum tipo de alteração 91% são de Down. O diagnóstico pode ser feito com base nos sinais clínicos do paciente