Ninfomania - Artigo
Resumo: O presente artigo busca informar com base em pesquisas científicas primeiramente a definição de ninfomania e a relação que há entre a mulher acometida do desejo sexual hiperativo e o objeto de desejo (ser ou coisa), demonstra o quanto o distúrbio ninfomaníaco prejudica a vida de muitas mulheres com base em um relato de caso, além de enfatizar a importância do diagnóstico e tratamento.
A ninfomania é uma disfunção que acomete mulheres, nas quais é caracterizada por um insaciável desejo sexual seja pelo mesmo parceiro ou múltiplos, através da masturbação ou mesmo utilizando-se de outros métodos tais como objetos de utensílio para saciar o vício, além de casos em que a dependente busca formas anônimas de sexo, a exemplo do sexo por telefone ou a pornografia. Na psiquiatria diversos termos são usados para identificar o mesmo hábito: transtorno do desejo sexual hiperativo, compulsão sexual, apetite sexual hiperativo ou hipersexualidade. Entretanto, é preciso esclarecer que esta perturbação psíquica não significa apenas uma compulsão por sexo ou mesmo que a mulher queira praticar sexo constantemente, mas uma falta de controle da libido. Quando esse tipo de comportamento ocorre no homem, a nomenclatura correta é satiríase.
Alguns estudos mostram que mulheres com esse transtorno já apresentaram o mesmo comportamento compulsivo na infância com referência a outros objetos, desde doces à brinquedos e etc. “O mecanismo da compulsão é o mesmo, só muda o objeto” diz a psiquiatra Fernanda Piotto Frallonardo, do Hospital Estadual Mário Covas. Não existem razões biológicas para explicar a origem do distúrbio relacionada à produção de hormônios sexuais. Para alguns pesquisadores esse tipo de Desejo Sexual Hiperativo (DSH) pode estar associado a vivências traumáticas, ou correlacionado a outros problemas, tais como: ansiedade, paranoia ou depressão.
Relato de Caso
PFS, sexo