Nietzsche
Quando Nietzsche Chorou
"Amamos desejar mais do que amamos o objeto de nosso desejo"
Questão 01
Nietzsche prefere o Dionisíaco ao Apolíneo pois, acreditando na teoria do eterno retorno, afirma que a vida deve ser vivida com autenticidade já que seus momentos se repetirão. Referente ao deus Dionísio, espírito da vontade de viver espontânea e extasiada, e ao deus Apollo, espírito da ordem, da racionalidade e harmonia intelectual, é melhor atender aos instintos naturais que viver apenas seguindo a razão, por isso a preferência pelo Dionisíaco quando condena o ser humano a uma vida submetida a normas racionais e morais, se opondo ao modelo socrático-platônico.
Questão 02
Nietzsche criou o termo super-homem para designar um ser superior aos demais que elevaria toda a humanidade. Ele não se prende a moral nem ao modelo preestabelecido.
Na visão de Nietzsche, o ser humano superior não deveria se unir a outro ser humano que não fosse igualmente superior. Para ele, o amor impede o bom senso e o homem não deveria tomar decisões que afetem sua vida em momentos de paixão, devendo o amor ser deixado para a classe menos favorecida, cabendo ao ser superior, o super-homem, unir-se com outro ser superior, para assim, dar seguimento ao desenvolvimento da raça. Assim, podemos ver como essa proposta se encaixa no filme. O personagem de Friedrich Nietzsche evita qualquer envolvimento profundo com amigos ou mulheres, uma passagem que podemos lembrar é quando, no final, ele abraça o Dr. Breuer e diz que já está na hora de partir, de se afastar e seguir com sua solidão.
A característica dominante do super homem de Nietzsche seria o amor à luta e ao perigo, deixando a felicidade para a maioria, pois ao super-homem caberia o dever de elevar-se além dos limites estabelecidos pela normalidade. Percebemos também essa característica no filme, quando o Friedrich não permite se sentir feliz.
Questão 3
No universo da filosofia de Nietzsche, os senhores seriam