Nietzsche e o ateísmo
NIETZSCHE E O ATEÍSMO.
Trabalho produzido em atendimento às exigências da disciplina “Filosofia da Religião”, do curso Básico de Teologia da IEC, como parte dos requisitos para aprovação na mesma.
Alunos: André Luiz Gregório Marta Silva Miriam Fernandes Sérgio de Jesus Gomes Vitor Flávio dos Santos Alves
Itaboraí 2012
INTRODUÇÃO___________________________________
Friedrich Wilhelm Nietzsche escreveu diversas obras, porém, nenhuma lhe concedeu a fama e o prestígio que esperava, o livro que veio a ser o mais vendido foi: “Assim falou Zaratrusta”. Hoje no século XXI Nietzsche chama atenção de muitos leitores, entre outros motivos estaria à observação de vários paradoxos nos pensamentos deste filósofo que era filólogo de formação.
O que levaria alguém a publicar a seguinte frase: “Deus está morto”? Baseados apenas em tal afirmação poderiam concluir que seu autor trata-se de alguém que rejeita a existência de seres sobrenaturais e divindades, ou até mesmo considerar a hipótese de tratar-se de alguém que estivesse extremamente decepcionado com Deus por não alcançar objetivos esperados? Afinal, tal afirmação deve ser compreendida num sentido literal, faria referência à morte física de Cristo na Cruz, ou seria apenas uma declaração de ateísmo por parte de Nietzsche?
No presente trabalho objetiva-se através de pesquisa bibliográfica enxergar além da imagem resultante de um conhecimento superficial baseado em afirmações isoladas apresentadas a nós, conhecendo um pouco mais a respeito desse Filósofo que evidencia ser um autor bastante polêmico desde a sua época até os dias atuais.