Nicolau Maquiavel Vida e Obra , Mundo Medieval e Moderno
Entre os séculos XIII e XV muitos fatores provocaram várias e significativas mudanças econômicas, políticas,sociais e culturais no mundo inteiro, principalmente na Europa com o fim da Idade Média, o qual dá início a um novo período histórico, a Era Moderna, onde a civilização européia faz o mundo a sua imagem e semelhança.
De acordo com muitos historiadores medievalistas o século XIII caracteriza de modo geral na Europa uma expansão das áreas de cultivo e aperfeiçoamento das ferramentas de trabalho e técnicas agrícolas. Há também um aumento na produção de alimentos, o que possibilitou um crescimento populacional, econômico e urbano, no qual as cidades despontaram como os principais centros de comércio e atividade artesanal, elevando o número de representantes da burguesia, nova categoria social que surgiu nos séc.X e XI, os mesmos viviam nas cidades nas cidades independentes dos laços feudais.
Mas é a partir do séc. XIV que se intensificam as mudanças na Europa. Começando pelo crescimento demográfico, estendendo-se a tecnologia na área agrícola com o aparecimento do arado, a charrua, o peitoral, o moinho d água etc.possibilitando uma grande melhoria na produtividade.
Com o aumento da produção ampliaram-se também as oportunidades de comercialização dos gêneros, estimulando a atividade mercantil nas vilas e cidades da Europa Ocidental, que prosperaram ganhando importância. Outro fator que propagou essa expansão comercial foram as Cruzadas, que contribuíram para o aumento do volume de moedas em circulação, e novos hábitos de consumo se desenvolveram entre os europeus. De tal modo a vida urbana voltou ater importância na Europa Ocidental e muitas cidades foram interligadas por rotas de comércio terrestre e marítima, que atravessaram os mares Mediterrâneo, Negro e do Norte.
A interligação das rotas européias com as rotas de caravanas vindas da Ásia Central, da China e da Índia deu origem à formação de uma