Maquiavel
Faculdade Mauricio de Nassau / 2011.2
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO
2. NICOLAU MAQUIAVEL 2. 1. VIDA E CONTEXTO HISTÓRICO
2. 2. MÉTODO: A FORMAÇÃO DA CIÊNCIA POLÍTICA
2.3.
2.4. FORMAS DE GOVERNO, ESTADO E POLÍTICA
2.5. O "PRÍNCIPE"
2.6. FILOSOFIA
3. CONCLUSÃO
4.BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar alguns aspectos relevantes da vida de um dos autores mais lidos e polêmicos de todos os tempos, cuja importância para as Ciências Humanas é incontestável, mesmo passando séculos de sua morte e da publicação de sua obra mais famosa, O Príncipe.
Além dos aspectos da vida e obra, será ressaltado também o contexto histórico, a efervescência social, cultural e política em que viveu Maquiavel.
As linhas que se sucedem não tem como pretensão fazer uma análise profunda do pensamento de Maquiavel, porém servem como uma síntese ao pensamento do político florentino e seus aspectos mais relevantes, em especial àqueles que conhecem somente o sentido pejorativo ao qual foi atribuído o seu nome. Isto se deve às interpretações errôneas da obra deste filósofo, ofuscando muitas vezes a importância incontestável nas diversas áreas do conhecimento.
Independente das diversidades de interpretações, seu pensamento segue vivo, o que faz do autor indispensável para quem busca melhor entender as muitas faces da política, tanto no contexto em que viveu Maquiavel, como nos acontecimentos que o sucederam sob a influência d’O Príncipe, mundo afora.
2. NICOLAU MAQUIAVEL
2. 1. VIDA E CONTEXTO HISTÓRICO DE MAQUIAVEL
Nicolò Machiavelli (Nicolau Maquiavel) nasceu em Florença, na Itália, no dia 3 de maio de 1469. Morreu em 1527, aos 58 anos. Foi um dos mais originais pensadores do renascimento, uma figura brilhante, embora em vida pouco tenha desfrutado deste reconhecimento.
Maquiavel era filho de um influente advogado florentino, Pouco se sabe sobra a vida de Maquiavel antes de seu ingresso a vida pública na República de Florença, após a