Nho 06
Quando o trabalhador estiver exposto a situações térmicas diferentes deve-se utilizar o valor médio das medições para obter um resultado mais próximo do real. As medições devem ser realizadas em intervalos de 60 minutos corridos.
A vestimenta e a condição física do trabalhador também devem ser levadas em consideração, tendo em vista que as tabelas usam valores de um homem que eles chamam, de padrão. Também existe uma tabela que classifica a taxa metabólica por tipo de atividade, onde é avaliada a posição de trabalho, se o trabalhador está sentado, em pé ou em pé e em movimento. É nesta tabela que podemos encontrar os limites de exposição ao calor.
A avaliação acontece em grupos com características iguais de exposição, os chamados grupos homogêneos. Nem todos os trabalhadores precisam ser avaliados. As medições devem ser realizadas nas condições mais reais de trabalho, situações atípicas devem ser interpretadas e analisadas individualmente.
O equipamento que mede o IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Bulbo médio), e taxa de gravidade, é composto por termômetro de globo, termômetro de bulbo natural e termômetro de bulbo seco. Podem ser utilizados outros acessórios para auxiliar na medição como o tripé telescópico, conjunto de garras e mufas e cronômetro. Antes de iniciar as medições deve ser verificado se o equipamento está aferido. O conjunto de medição deve ser posicionado de tal maneira que se consiga medir a parte do corpo do trabalhador que sofre exposição a temperatura mais elevada. Deve ser verificado se as medições do aparelho estão medindo de forma estável, sem